O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 12 de junho de 2017

Museu do Linho distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia


A Associação Portuguesa de Museologia distinguiu o Centro de Interpretação-Museu do Linho com Menção Honrosa pela Parceria do Ecomuseu de Ribeira de Pena com a VERde NOVO no projeto "Linho de Cerva e Limões".
Esta distinção ocorreu no âmbito dos Prémios APOM 2017, na categoria de Parceria, numa cerimónia realizada no passado dia 9 de junho de 2017 no Museu Nacional Soares dos Reis e que contou com a representação da Câmara Municipal de Ribeira de Pena e da VERde NOVO.
Trata-se de um reconhecimento do trabalho que tem sido feito na preservação e valorização da tecelagem tradicional do linho de Cerva e Limões, onde o Centro de Interpretação-Museu do Linho se tem assumido como polo fundamental para a divulgação desta tradição secular.